LilySlim Weight loss tickers

LilySlim Weight loss tickers

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Efeito Platô

Venho percebendo que meu emagrecimento está devagar há algum tempo. Demorou um pouco para cair a ficha, mas, foi inevitável. Durante à palestra da semana passada, minha orientadora comentou sobre o efeito platô e de cara me identifiquei, tanto que ao chegar em casa peguei todos os meu boletins, ou seja, os quatro, transcrevi tudo para o excel, na intenção de criar um gráfico e visualizar a evolução do meu emagrecimento. Sendo assim, não deu outra: -desde de dezembro/2010 estava oscilando entre as casas dos 74kg e 72kg, até fiz uma rápida visita nos 71 kgs. É claro que por trás desta estagnação estavam a Racionalização, Protelação e a Projeção (mecanismos de defesa), unidas para atrapalhar meu emagrecimento. Isso acontece de maneira inconsciente, são formas de proteção do ego, para minimizar os impactos da ansiedade. Pois, ninguém gosta de sentir culpa/frustração, principalmente quando você espera algo e não acontece ou então ficar se justificando por que aquilo não aconteceu. Obviamente, quando se tem o conhecimento dá outra direção a essas atitudes, pois está consciente e assim age de maneira racional e objetiva. 


Ao iniciar o Meta Real, eu estipulei emagrecer 32 kgs em 9 meses, sendo assim estaria com 58 kgs em 19/09/2010. À medida que a data se aproximava eu ficava mais ansiosa e com medo de não conseguir atingir. Quando chegou o dia, eu já tinha emagrecido 14,6kgs, sendo assim estava com 76,1kgs. Confesso que o resultado  foi um misto entre felicidade e frustração. Daí por diante, relaxei um pouco com o meu emagrecimento, naquele momento não queria me comprometer com datas. Queria só focar nas palestras, que aliás, foram excelentes para não me deixar  abater, sem dúvida é o caminho que me levará ao meu objetivo.
O pensamento que me rodeava era que eu tinha que primeiro emagrecer a cabeça e com isso, posteriormente, o corpo teriam seus reflexos. Mas não dá pra dissociar todas as ferramentas, pois, os subsídios que me manterá magra é a união deles, sendo: - psicologico, fome-fisica, mastigação e saciedade. Por isso, voltei ao controle do meu emagrecimento, hoje analiso que estou plena de recursos para dar o segundo passo e desta vez vou conseguir!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você quer além, comente: